A retirada dos trilhos de trem da área central de Catanduva será concluída até o ano de 2025. Esse é o prazo previsto para que a concessionária Rumo Malha Paulista, construa o novo contorno ferroviário do município. A obra compõe o pacote de investimentos da renovação antecipada do contrato de concessão da linha férrea.
O acordo foi assinado pela Rumo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na quarta-feira, dia 27 de maio. A solenidade teve presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. O contrato original, que venceria em 2028, foi renovado por mais 30 anos, mediante uma série de contrapartidas.
O projeto que será executado em Catanduva começou a ser traçado pela Prefeitura em janeiro de 2005, primeiro mês de governo do ex-prefeito Afonso Macchione Neto. De lá para cá, o projeto obteve todas as aprovações dos órgãos competentes.
A confirmação das obras em Catanduva, segundo Rodrigo Verardino De Stéfani, Relações Institucionais e Governamentais da Rumo, deu-se porque a cidade já tem os projetos prontos. Esse planejamento foi considerado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para definir as obras que seriam incluídas no novo contrato.
Maior operadora ferroviária do Brasil, a Rumo assinou contrato para renovação antecipada da concessão da ferrovia Malha Paulista, sistema com 1.989 quilômetros de extensão, que liga Santa Fé do Sul (SP) – na divisa com o Mato Grosso do Sul – e o Porto de Santos (SP). Por seus trilhos, são movimentadas cargas de milho, soja, açúcar, farelo de soja, álcool, derivados de petróleo e contêineres.
O governo arrecadará R$ 2,9 bilhões com a renovação. Os investimentos que a Rumo terá que fazer, nos primeiros cinco anos, somam R$ 6 bilhões a serem aplicados em obras, trilhos, vagões e locomotivas – incluindo a obra em Catanduva.